Nós vivemos na era da tecnologia, onde ela já faz parte de nossas vidas e de nosso cotidiano, em um mundo onde tudo fica a um clique, e onde os professores por vezes tentam — as vezes sem sucesso — disputar a atenção de um aluno com o seu smartphone. Proibir é inviável, e por vezes poderá gerar insatisfação nos alunos, garantindo então um público cada vez menor em suas aulas.
Entretanto, existe algo que pode ser feito. Para aqueles que nunca imaginaram, que tal transformar a tecnologia em algo que ajude no processo de educação, ao invés de prejudicar? Que tal utilizar a tecnologia como sua aliada, ao invés de inimiga? Pensando nisso, resolvemos elaborar aqui algumas dicas para que você profissional da aula da educação, possa se aproveitar dela. Vamos lá?
FAZENDO MAIS DO QUE NUNCA EM SALA DE AULA
Segundo pesquisas realizadas com professores, a adoção da tecnologia nas salas de aula possibilitou que se fizesse muito mais do que era feito anteriormente. Crianças e adolescentes têm facilidade e propensão a aprender a lidar com tecnologias, e utilizar deste meio para dar suporte ao ensino, garantem um maior aprendizado e fixação de conteúdo por parte do aluno.
Plataformas de ensino, tais como as existentes nos dias de hoje, são o começo do que está por se moldar no futuro, são os primeiros passos, e é um caminhar de muito sucesso. Apesar de estas plataformas serem mais populares entre adultos, especialmente por falta de tempo, não é de hoje que os jovens recorrem à internet para buscar aprendizado. Então, quão mais fácil não seria se a própria escola lhes oferecesse esse ambiente?
É PRECISO SUPORTE E APOIO DA ESCOLA COMO UM TODO
Considerando que a tecnologia está em constante processo de evolução, é preciso que a escola ofereça suporte e infraestrutura, tanto para professores quanto para alunos, para que o processo discorra de forma funcional. É importante que a escola tenha capacidade de se manter atualizada, caminhando lado a lado com a tecnologia, e não na direção contraria.
FACILIDADE DE MANTER CONTATO COM OS PAIS
Tão importante quanto a educação dos alunos, é a comunicação entre pais e professores, para que a mesma esteja alinhada, tanto em casa quanto nas salas de aula, tornando assim o processo continuo e mais eficiente. Existem diversos aplicativos para smartphones, que já foram adotados por algumas escolas, e que ajudam os pais a monitorarem os filhos, manter contato com os professores, marcarem reuniões, entre outros. Tudo isso visando maior facilidade no processo educacional dos alunos.
AUXILIO NA GESTÃO ESCOLAR
Assim como qualquer empresa, escolas também são organizações, mas organizações que oferecem educação, e como empresa, o quão melhor forem seus sistemas de gestão, mais fácil será gerenciar, logo, melhores serão seus resultados. Para diretores, ou gestores das escolas, a adoção de sistemas informatizados para o gerenciamento pode ajudar muito, no controle de todas as variáveis no geral, tais como aspectos financeiros, contábeis, processos, pontos de professores, avaliações, entre outros.
Bruna Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário