segunda-feira, 7 de setembro de 2015

7 dicas para criar uma aula mais interativa.


Interação e educação são conceitos que andam em conjunto. As práticas sociais interativas são inerentes às atividades educacionais, e devem ser repensadas na contemporaneidade. A interação pode assumir diversas formas e se adaptar a diversos contextos distintos de sala de aula. Dessa forma, faz-se fundamental trazer novos elementos ao ambiente educacional.
A tecnologia, nesse contexto, torna-se uma maneira de viabilizar os processos educacionais. Uma aula interativa consegue prender a atenção dos alunos e a utilização de recursos digitais e novas ideias, a torna mais prazerosa. Para o professor, a aula interativa também assume diversos benefícios, alunos mais interessados facilitam o processo educativo e rapidamente, são notados melhores desempenhos de seus alunos e uma aproximação entre mestres e aprendizes. 

1. ORGANIZE PASSEIOS EXTERNOS E VISITAS

2. APRESENTE BLOGS, ARTIGOS E VÍDEOS ONLINE DURANTE A AULA

Conectar-se com a juventude é preciso. Para tanto, o professor deve embrenhar-se de seu universo. Com a tecnologia cada vez mais presente em todos os âmbitos de nossa sociedade, tornou-se necessário que essa também se faça presente no ambiente educacional. A tecnologia pode ser a solução aos problemas educacionais tão recorrentes. Uma aula interativa pode promover a construção coletiva do conteúdo dentro do cyberespaço. Blogs, vídeos e artigos online, devem ser recursos recorrentes nos processos educacioanais.

3. CONVOQUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

Para que uma aula seja interativa, a participação dos alunos é fundamental. Por isso, professores e gestores devem convocar seus alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento. Deve haver um estímulo para que os alunos consigam trazer para dentro de sala de aula algo que os interesse a aprender e esteja contextualizado com o conteúdo ensinado.

4. EVITE LER DURANTE A AULA

A leitura expositiva dentro de sala de aula pode ser maçante e complicado para que os alunos acompanhem o raciocínio construído pelo professor. Exposições são mais eficientes, incluir os alunos nessas é importante.

5. EVITE LINGUAGEM TÉCNICA

A comunicação só acontece quando o receptor consegue apreender o recado. O alto tecnicismo na linguagem dos professores tem sido um agravante no que se refere à dificuldade de aprendizado.

6. UTILIZE APLICATIVOS E JOGOS EDUCATIVOS

A utilização de aplicativos e jogos educativos promove um aprender prazeroso. São diversas opções de aplicativos e jogos que abarcam uma enormidade de conteúdos. Com esse recurso, é impossível não garantir a atenção dos aprendizes. Confira quais são as tecnologias que promoterm mudar a educação aqui.

7. ESCUTE OS ALUNOS

Por fim, o feedback dos alunos é um elemento muito importante. A garantia de uma aula interativa está no público a quem essa se destina. Escutar as opiniões de alunos e pais garante a comunicação e uma potencialização na atividade educacional. A comunicação no ambiente escolar pode ser facilitada por diversos recursos.
Bruna Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário