terça-feira, 8 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA PARA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

O presente trabalho fez uso de recursos audiovisuais tendo como objetivo precípuo abordar a Educação Ambiental na escola por meio da Metodologia de Mediação Dialética (MMD). Os participantes da pesquisa foram alunos de 1° ano do Ensino Médio, oriundos de diversos bairros da cidade de Goiânia. Para avaliação da metodologia foram aplicados questionários após a exibição dos vídeos. A análise dos mesmos assim como as observações in loco permitiu concluir que a MMD é eficaz para a abordagem de temáticas ambientais, uma vez que ela favoreceu a sensibilização dos estudantes para as problemáticas do consumismo e da geração excessiva de lixo. Além disso, percebeu-se que o uso de audiovisuais como os vídeos constituem uma ferramenta de grande valor na educação e seu uso deve ser considerado de modo que, professores e alunos possam obter deste recurso todos os benefícios que ele pode oferecer, desde um aprendizado mais prazeroso a um método de aula menos cansativo e pesado para o educador.  Para saber mais leia em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2010b/educacao.pdf Polyane Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário