terça-feira, 8 de setembro de 2015

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Atualmente vivemos uma época de grandes desafios demandados pelo avanço da tecnologia. O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido que o acesso à informação se torne mais rápido e fácil. Neste cenário, observamos que, aos poucos, as tecnologias da informação e comunicação foram inseridas no processo de ensino aprendizagem. Em outras palavras, pode-se dizer que o giz, o quadro negro, o caderno e os livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. Assim, a tecnologia tem incrementado a carreira de muitos profissionais, inclusive a do docente. No entanto, a questão é: como os atores educacionais estão se apropriando dessas tecnologias, não só do ponto de vista de seu manuseio, mas principalmente de sua utilização pedagógica, para que possam provocar impactos positivos na escola? No contexto atual, observa-se também que há uma cultura audiovisual eletrônica proporcionando aos jovens informações, valores, saberes e outros modos de ler e perceber o conhecimento. Os complexos processos de comunicação da sociedade difundem linguagens e conhecimentos que descentram a relação escola-livro, âmago do sistema escolar tradicional que insiste em permanecer no dias atuais. No entanto, em meio à toda revolução tecnológica, ainda observamos professores que resistem e não fazem uso de qualquer tipo de tecnologia, nem mesmo os mais comuns como a TV e o Vídeo. Saiba mais sobre o assunto em:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_tecnologias.pdf   Polyane Ferreira

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