Atualmente vivemos uma época de grandes desafios demandados pelo avanço da
tecnologia. O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido que o acesso à informação
se torne mais rápido e fácil. Neste cenário, observamos que, aos poucos, as tecnologias da
informação e comunicação foram inseridas no processo de ensino aprendizagem. Em outras
palavras, pode-se dizer que o giz, o quadro negro, o caderno e os livros já não são mais as
únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. Assim, a tecnologia tem incrementado a carreira
de muitos profissionais, inclusive a do docente. No entanto, a questão é: como os atores
educacionais estão se apropriando dessas tecnologias, não só do ponto de vista de seu
manuseio, mas principalmente de sua utilização pedagógica, para que possam provocar
impactos positivos na escola?
No contexto atual, observa-se também que há uma cultura audiovisual eletrônica
proporcionando aos jovens informações, valores, saberes e outros modos de ler e perceber o
conhecimento. Os complexos processos de comunicação da sociedade difundem linguagens e
conhecimentos que descentram a relação escola-livro, âmago do sistema escolar tradicional
que insiste em permanecer no dias atuais. No entanto, em meio à toda revolução tecnológica,
ainda observamos professores que resistem e não fazem uso de qualquer tipo de tecnologia,
nem mesmo os mais comuns como a TV e o Vídeo. Saiba mais sobre o assunto em:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_tecnologias.pdf Polyane Ferreira
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