Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir como os recursos tecnológicos (TV, DVD, vídeo, biblioteca e computadores) podem facilitar o processo ensino aprendizagem dos educandos mediados na prática pedagógica do professor. As utilizações dos recursos tecnológicos podem proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa por meio da interação e da comunicação, porém é preciso que o professor saia de sua zona de conforto, transpondo a figura de educador tradicional para uma postura ousada, modificando as ferramentas de trabalho que antes se constituía somente de quadro, giz e livro didático, buscando acrescentar TV, DVD, livro paradidático, vídeos e computador. Diante disso, se faz necessária a busca de formação e a instituição por sua vez deve propiciar a capacitação para que esses educadores tenham a apropriação do conhecimento, de maneira que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar em sua prática pedagógica. Tais recursos tecnológicos só poderão fazer a diferença se forem incorporados pelos educadores da mesma forma como o quadro, giz e livro didático são fundamentais, mas para isso é preciso uma quebra de paradigma, portanto a educação só pode ser transformada se o perfil desse professor for modificado, pois é ele quem vai decidir que estratégia metodológica utilizará para que seu aluno aprenda e acreditar que existem novas maneiras de ensinar e de aprender, ficando mais próximo daquilo que é prazeroso para o aluno, assim há grande chance de haver uma aprendizagem efetiva.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Professor.
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http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/38
Merilaine Miranda Curcino Faria
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