terça-feira, 8 de setembro de 2015

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO

A tecnologia envolve a todos, visto que é resultado da produção cultural, e se faz presente na história da humanidade. A escola por estar inserida no contexto mais amplo começa a receber investimentos significativos em tecnologias telemáticas de alta velocidade para conectar alunos e professores seja no ensino presencial ou no ensino a distância. Isso gera, como em outras épocas, uma expectativa de que as novas tecnologias trarão soluções rápidas para mudar a educação. Sua presença é cada vez maior nos espaços educacionais e são grandes os projetos de informatização desses sistemas por meio da colocação de computadores e recursos multimídias A presença das tecnologias em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A partir dos anos 60, o Brasil iniciou o uso das tecnologias como fator de modernização na prática pedagógica e solução dos problemas de ensino. A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articular a situação global e local, sem, contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologia e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Continue lendo sobre o assunto em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1065.pdf  Polyane Ferreira

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