Estamos presenciando o investimento cada vez maior feito pelas instituições de ensino em tecnologias telemáticas de alta velocidade para conectar professores e alunos no ensino presencial e à distância. A visão de que a tecnologia amplia o conceito de aula, de espaço e de tempo é cada vez mais difundida.
Neste contexto, Moran enfoca, no primeiro capítulo, as influências que o cotidiano, com suas mudanças constantes, vem trazendo para a educação. Esta é apresentada como o caminho fundamental para transformar a sociedade.
Na era da informação, a transição de modelos e padrões de ensino impõe desafios a serem enfrentados por quem ensina e quem aprende. Ensinar é diferenciado de aprender neste capítulo pela definição de que ensinar é um processo social, no qual cada um desenvolve um estilo próprio, dentro do que é traçado para todo o grupo. Educar já é considerado como a colaboração que se tem para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572002000100010&script=sci_arttext
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