POR QUE a tecnologia é cada vez mais importante na educação?
Novas ferramentas tecnológicas têm potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.
"A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos..."
Transcrição do vídeo
Para ajudar gestores e educadores a garantirem o acesso a recursos educacionais interativos a todos os alunos brasileiros, o Porvir produziu este especial com recomendações e experiências sobre o tema. O material foi produzido a partir dos documentos Inovações Tecnológicas na Educação: Contribuições para Gestores Públicos, elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare, e Conectividade nas escolas públicas brasileiras, realizado pelo Porvir/Inspirare e a Fundação Lemann, com apoio do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS) e da rede Nossas Cidades. As recomendações para a rede pública listadas ao longo deste site são resultado de debates do encontro Série de Diálogos O Futuro se Aprende sobre conectividade, que reuniu profissionais especializados em educação, tecnologia, financiamento e compra de equipamentos, mobilização social, leis e regulação.
<:> Recomendações para mobilização por conectividade
A mobilização por internet rápida nas escolas deve ter uma mensagem simples, direta e fácil de ser comunicada, que traduza os anseios dos alunos para políticos e tomadores de decisão.
É preciso divulgar os bons exemplos de práticas e resultados de aprendizagem para sensibilizar o governo, a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância do uso da tecnologia nas escolas.
O desenvolvimento de estudos e uso dados que avaliem o impacto do uso da tecnologia na educação devem ser estimulados nas universidades e centros de pesquisas.
Ver mais recomendações
Histórico
Desde a invenção do quadro negro, passando pela chegada do projetor de transparências, da fotocopiadora e do videocassete, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século 21, em razão da disseminação de computadores e de programas interativos, o desafio agora é outro: como acessar a informação.
Veja abaixo uma linha do tempo com as principais tecnologias já criadas para a sala de aula e as políticas públicas implantadas no Brasil para acompanhar essas inovações:
(Fontes: The New York Times / Edudemic / Slate / MEC)
(Fontes: The New York Times / Edudemic / Slate / MEC)
MACROTENDÊNCIAS
Democratização do saber
Automatização de processos
Informática na educação e inclusão digital nas escolas
O conhecimento nas mãos do usuário
Selecione o período:
1400 – 1900
1900 – 1970
1970 – 2000
2000 - 2015
Quais são os melhores RECURSOS TECNOLÓGICOS para educação?
Conheça diferentes tipos de ferramentas digitais para facilitar o trabalho do professor e melhorar a experiência do aluno.

OBJETOS DIGITAIS
DE APRENDIZAGEM

PLATAFORMAS

FERRAMENTAS DE
GESTÃO

AMBIENTES
VIRTUAIS


FERRAMENTAS DE
EXPERIMENTAÇÃO

FERRAMENTAS DE
COMUNICAÇÃO

FERRAMENTAS DE
TRABALHO
Como criar a INFRAESTRUTURAnecessária para usar tecnologia nas escolas?
O aproveitamento dos recursos digitais depende de mudanças no sistema de telefonia fora da escola, uma rede interna bem configurada, política de compra eficiente, assistência técnica e reorganização dos espaços.
Quais exemplos de aplicação da tecnologia NA PRÁTICA são inspiradores?
Como governos e escolas no Brasil e no exterior prepararam sua infraestrutura e aplicam novas metodologias em sala de aula.
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Pressão e união de forças porconectividadenos EUA
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Avaliação digital consegue ver o aluno de forma integral
O que está POR VIR?
Tecnologia vestível, novas formas de certificar e de avaliar despontam como maiores tendências
Se por um lado a tecnologia facilita o acompanhamento individual do aluno e abre espaço para a personalização do ensino, por outro ela ajuda a escalar novas oportunidades de aprendizagem. As tendências para o uso de tecnologia na educação apontam para aconvergência de dispositivos eletrônicos portáteis que ampliam as oportunidades de aprendizagem dentro e fora de sala de aula e geram dados sobre esses processos e as pessoas envolvidas neles. Diante desse cenário, serão criadas novas formas de comprovar capacidades e métricas de avaliação que ajudam a monitorar o desenvolvimento decompetências para o século 21.
A velocidade das informações e as novas formas de ensinar vão mudar a forma como o conhecimento é comprovado. Os diplomas que atestam a conclusão de cursos em diversas etapas de ensino tradicional não darão conta de certificar as capacidades adquiridas emespaços informais de aprendizagem.
Para atender a essa demanda, ganharão força novas formas de certificação, comomicrocertificações que validam competências adquiridas em espaços formais e informais de aprendizagem. Com badges (distintivos), um entusiasta de tecnologia da informação poderá comprovar para instituições de ensino ou empregadores as suas habilidades adquiridas em fóruns de discussão ou em um curso online de programação, por exemplo.
Para atender a essa demanda, ganharão força novas formas de certificação, comomicrocertificações que validam competências adquiridas em espaços formais e informais de aprendizagem. Com badges (distintivos), um entusiasta de tecnologia da informação poderá comprovar para instituições de ensino ou empregadores as suas habilidades adquiridas em fóruns de discussão ou em um curso online de programação, por exemplo.
Já as avaliações multimodais vão utilizar dispositivos que conseguem captar indicadores de emoções e expressões dos alunos enquanto eles participam de uma atividade maker ou um trabalho em grupo. Isso permite que o professor acompanhe processos, ao invés de focar apenas na avaliação de produtos.
Os sensores, vídeos, gravações de áudio e detectores de movimento irão gerar um grande volume de dados que permite estabelecer padrões de comportamento dos alunos e consegueprever se eles completarão a próxima atividade. Eles irão identificar os caminhos que os alunos percorrem enquanto desenvolvem atividades variadas. Com o uso de eyetracking, por exemplo, será possível monitorar para onde um aluno está olhando, qual é o seu nível de concentração e o que desvia a sua atenção durante a resolução de um problema.
Os dispositivos vestíveis tendem a ganhar força. Os óculos, pulseiras, acessórios ou itens de vestuário conectados à internet poderão facilitar a comunicação entre professores e alunos. Será possível fazer pesquisas e interagir com conteúdos da aula em tempo real usando a tecnologia da realidade virtual.
A tecnologia vestível, que em momentos de lazer já permite contar passos e gasto de calorias, chegará até a sala de aula para medir funções corporais enquanto os alunos estão aprendendo. Diversos dispositivos serão reunidos em uma única peça que pode ser transportada para qualquer lugar. Não existirão barreiras de tempo e espaço.
Os sensores, vídeos, gravações de áudio e detectores de movimento irão gerar um grande volume de dados que permite estabelecer padrões de comportamento dos alunos e consegueprever se eles completarão a próxima atividade. Eles irão identificar os caminhos que os alunos percorrem enquanto desenvolvem atividades variadas. Com o uso de eyetracking, por exemplo, será possível monitorar para onde um aluno está olhando, qual é o seu nível de concentração e o que desvia a sua atenção durante a resolução de um problema.
Os dispositivos vestíveis tendem a ganhar força. Os óculos, pulseiras, acessórios ou itens de vestuário conectados à internet poderão facilitar a comunicação entre professores e alunos. Será possível fazer pesquisas e interagir com conteúdos da aula em tempo real usando a tecnologia da realidade virtual.
A tecnologia vestível, que em momentos de lazer já permite contar passos e gasto de calorias, chegará até a sala de aula para medir funções corporais enquanto os alunos estão aprendendo. Diversos dispositivos serão reunidos em uma única peça que pode ser transportada para qualquer lugar. Não existirão barreiras de tempo e espaço.
ALUNA > PAMELLA DE FREITAS HATENE
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